Entenda sobre IoT(Internet das Coisas): a nova forma de conexão e automação

O conceito surgiu inicialmente no ano de 1999, pelo pesquisador Kevin Ashton e se refere a uma evolução da tecnologia, trazendo uma nova forma de se conectar com itens do dia a dia.

Embora o conceito exista a muito tempo, só foi melhor trabalho com os avanços tecnológicos da nossa década, como:

  • Acesso a tecnologia de sensores de baixo custo e baixa potência: Sensores acessíveis e confiáveis estão possibilitando a tecnologia IoT para mais fabricantes.
  • Conectividade: Uma série de protocolos de rede para a Internet facilitou a conexão de sensores à nuvem e a outras coisas para transferência eficiente de dados.
  • Plataformas de computação na nuvem: O aumento da disponibilidade de plataformas na nuvem permite que empresas e consumidores acessem a infraestrutura de que precisam para aumentar a escala sem precisar gerenciar tudo.
  • Machine learning e análise avançada: Com os avanços em machine learning e análise avançada, além do acesso a quantidades grandes e variadas de dados armazenados na nuvem, as empresas podem obter insights de maneira mais rápida e fácil. O surgimento dessas tecnologias aliadas continua a ultrapassar os limites da IoT e os dados produzidos pela IoT também alimentam essas tecnologias.
  • Inteligência artificial (IA) conversacional: Os avanços nas redes neurais trouxeram o NLP (natural-language processing, processamento de linguagem natural) aos dispositivos de IoT (como assistentes pessoais digitais Alexa, Cortana e Siri) e os tornaram atraentes, acessíveis e viáveis para uso doméstico.

A automação da sua casa fica muito mais fácil com a concepção da IoT.

Otimize seu dia com itens super inteligentes!

Newsletter

Preencha com seu nome e seu telefone, para receber as novidades da Livecom.